Interpol
Com sede na cidade de Lyon, na França, a Interpol é a polícia internacional encarregada de crimes que não se restringem às fronteiras de um só país.
Com 181 países filiados, é a segunda maior organização internacional, atrás apenas da ONU, com 191 países membros. Sua importância é cada vez maior com a chamada "globalização do crime" que opera por meio de redes terroristas, cartéis de tráfico de drogas e quadrilhas de contrabando de armas.
Como age a Polícia internacional?
1. Quando um criminoso foge do Brasil, o escritório central da Interpol no país inclui o nome e as informações sobre o procurado na chamada "difusão vermelha", lista dos foragidos que circula pelos computadores dos escritórios da Interpol nos seus 181 países filiados.
2. Uma vez localizado pela polícia de outro país, o escritório brasileiro pede a prisão preventiva. Se o pedido for aceito, a Interpol no Brasil se encarrega de fornecer à justiça do outro país as informações necessárias para o processo de extradição.
3. Concedida a extradição, os agentes da Interpol no Brasil cuidam da operação de transporte e entrega do acusado à Polícia Federal. Interpol é a sigla para International Criminal Police Organization, em português, Organização Internacional de Polícia Criminal. É uma organização de nível mundial que coopera com a polícia em diversos países para ajudar em investigações de crimes que envolvam mais de um país membro ou crimes de origem política, religiosa e racial.
A INTERPOL possui quatro funções principais: proporcionar comunicação segura entre as polícias do mundo todo, fornecer dados operacionais e bancos de dados para a polícia, serviços operacionais de apoio policial e treinamento e desenvolvimento da polícia. Trata-se de uma central de informações para que as polícias de todo o mundo possam trabalhar integradas no combate ao crime internacional, crime organizado, crime financeiro, terrorismo, tráfico de pessoas, tráfico de drogas e os contrabandos.
A Interpol difere da