INTERNET: BENEFICIOS E MALEFICIOS NA EDUCACAO
resumo
A internet surgiu nas décadas de 60 e 70 do século passado com o intuito de armazenar dados virtuais; nos anos 80 pesquisas de universidades norte-americanas elaboraram uma rede de comunicação entre seus laboratórios. A partir desse momento o seu crescimento é exponencial e se estende para outras áreas, na educação ela se torna uma ferramenta de pesquisa, comunicação e informação que se utilizada na dose certa acarretará num grande apoio para o aprendizado. Suas ferramentas podem ser usadas em diversos níveis da educação, desde o professor até o aluno. Entretanto, o seu uso também tem lados negativos, como seu uso é de fácil manuseio, o vício nessa tecnologia torna-se uma consequência, tanto para as crianças quanto para os jovens e adultos. É um desafio para os docentes não deixar que os alunos se tornem sedentários por causa disso, pois na atualidade muitos jovens trocam as atividades físicas por horas navegando na internet.
palavras-chave : internet; benefícios; malefícios; educação
INTRODUÇÃO
A internet atualmente tem mostrado dois lados distintos em relação ao seu uso com relação à educação. Essa ferramenta poderosa que pode ser usada como uma forte aliada na complementação do ensino do aluno tem sido uma arma muito perigosa contra esta ideia. E não tem atingido somente os alunos, mas também toda a sociedade. Com o fácil acesso e sua difusão a internet tem intrigado muitos e causado muita discussão sobre seus benefícios e malefícios. Neste artigo abordaremos esses assuntos buscando mostrar a evolução da internet no mundo e suas características no contexto atual da sociedade.
DESENVOLVIMENTO
1 O início da Era da internet A Internet surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de