Internet 2
Quando o JavaScript foi introduzido pela primeira vez como parte do Netscape Navigator, em 1996, seu desempenho não era tão importante. A internet dava ainda seus primeiros passos e era, para todos os efeitos, lenta. De conexões discadas a computadores pessoais precários, navegador na web costumava ser mais uma lição de paciência do que qualquer outra coisa. Usuários já esperavam ter de aguardar para que as paginas fossem carregadas, e isso, quando finalmente acontecia, era motivo de grande celebração.
O objetivo original do JavaScript era o de melhorar a experiência do usuário nas paginas web. Em vez de retornar ao servidor para tarefas simples como validação de formulário, o JavaScript permitia a incorporação dessas funcionalidades diretamente da pagina. Ao fazê-lo, economizava uma longa viagem de volta ao servidor. Imagine a frustração de preencher um extenso formulário, envia-lo e depois aguardar de 30 e 60 segundos apenas para receber uma mensagem dizendo que você preencheu um único campo de modo incorreto. O JavaScript mercê o crédito de ter poupado muito do tempo dos usuários iniciais da Internet.
A Internet Evolui
Na década de que seguiu, os computadores e a Internet continuaram a evoluir. Para começar, ambos tornaram-se muito mais rápido. A aceleração dos