Internacionalização de pequena empresa
Autoria: Fabiane Cortez Verdu
RESUMO
Este estudo teve como objetivo principal descrever como ocorre a internacionalização de uma pequena empresa exportadora da cidade de Maringá (PR). Este trabalho utiliza o modelo gradual (JOHANSON; VALHNE, 1977), a abordagem de rede (evolução do modelo gradual)
(JOHANSON; VALHNE, 1990, 2003, 2006) e a teoria das born globals (OVIATT;
MCDOUGALL, 1994, 2005), para discutir a internacionalização. Esta pesquisa é descritivaqualitativa, ex post factum, seccional (transversal). O nível de análise é o organizacional; a unidade de análise é a organização. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso em uma pequena empresa exportadora da cidade de Maringá (PR): Apiário Diamante. Tendo em vista o objetivo deste trabalho, foram realizadas duas entrevistas (uma semi-estruturada e outra estruturada) com o informante-chave da organização em estudo e observações não participantes.
Os dados primários coletados por meio de entrevista e de observação não participante e os secundários foram analisados de maneira descritivo-qualitativa por meio da técnica de análise de conteúdo. No Apiário Diamante foram identificadas características tanto do processo de internacionalização gradual quanto do processo desde o início das operações. O Apiário
Diamante, indústria de beneficiamento de mel, cera de abelhas e derivados, foi fundado em 1994.
Sua planta foi construída com a certificação do SIF, o que possibilitava a exportação. Portanto, o
Apiário Diamante começou com uma estratégia internacional proativa, o que indica um processo de internacionalização desde o início das operações. Por outro lado, a primeira exportação foi realizada 6 anos após sua fundação, o que indica um processo de internacionalização gradual.
Portanto, não foi possível identificar se o processo de internacionalização do Apiário Diamante é gradual ou desde o início das operações. Vale ressaltar que no