Internacionalização de franquias
Felipe Mendes Borini1
Milena Gonçalves De Britto Souza2
Stephanie Costa Ferreira Biskamp3
Fabiana Cristina Coelho4
Anjeéri Luiz Sadzinski5
Resumo
O presente artigo tem como principal objetivo analisar a influência dos traços da cultura brasileira no processo de internacionalização das franquias nacionais, traçando um elo entre a trípede: franchising, internacionalização de franquias e traços da cultura brasileira. Especificamente, o artigo procura investigar os traços da cultura brasileira no processo de internacionalização das franquias nacionais, concomitantemente ao dilema da padronização vs. adaptação. Para alcançar o objetivo proposto foi usada a metodologia qualitativa baseada em dados de entrevistas em profundidade com seis franquias brasileiras internacionalizadas.
Esses dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. A partir desses dados, foi possível concluir que a hierarquia e o formalismo são, efetivamente, os traços que exercem maior influência no processo de internacionalização das franquias nacionais. Por sua vez, o jeitinho, personalismo e fatalismo não mostraram influência no processo de internacionalização.
Palavras-chave: Internacionalização. Franquias. Traços da cultura brasileira.
The influence of brazilian culture in the process of internationalization of national franches Abstract
This study aims to analyze the influence of traces of THE Brazilian culture in the process of internationalization of national franchises, drawing a link between franchising, franchise and internationalization features of Brazilian culture. Specifically, the article investigates
1
2
3
4
5
Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP. Professor do Programa de
Mestrado em Gestão Internacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/
SP. Email: fborini@espm.br.
Graduada em Administração