DOENCAS DA MEMBRANA PLASMATICA
A membrana plasmática é uma fina película lipoproteica, que delimita o citoplasma das células vivas. Essa membrana celular é formada por proteínastransmembranares.
Algumas doenças podem atingir a membrana celular. Essas doenças podem ser muito perigosas e agressivas e todas têm origens genéticas. São doenças que trabalham contra as proteínas do corpo, que são essenciais para os canais iônicos e para os receptores do interior da membrana.
As doenças que atingem a membrana plasmática atrapalham as funções das células. Uma dessas doenças é a fibrose cística, ou mucoviscidose. Essa doença genética hereditária é caracterizada por uma alteração autossômica recessiva. Isso quer dizer que acontece a ausência de uma sequência de três nucleotídeos no cromossomo de número7dossereshumanos.
Essa doença resulta num distúrbio da síntese de uma proteína inserida na bicamada lipoproteica celular, na membrana plasmática. O problema afeta a capacidade de transporte de água e sais minerais em tecidos orgânicos das vias respiratórias.
Essa doença afeta o funcionamento metabólico das glândulas exócrinas. Os sintomas são secreção e fluido viscoso nas vias aéreas, dificuldade da passagem de ar pelos pulmões, infecções crônicas no aparelho respiratório e problemas no aparelho digestório e reprodutor.
O tratamento da fibrose cística é feito com suplementação de enzimas pancreáticas, reposição de vitaminas, antibióticos e exercícios respiratóriO
Núcleo Celular
Por Grupo Escolar
O botânico escocês Robert Brow (1733 - 1858) verificou que as células eram portadoras de um corpúsculo geralmente arredondado, que ele chamou de núcleo (do grego nux, “semente”), por imaginar que essa estrutura fosse uma espécie de “semente” das células lucariotica vista ao microscópio, encontra presente em quase todos os tipos de células vivas, onde se sobressai como um corpúsculo ligeiramente mais denso.
Essa estrutura abriga os genes, o material