Internacionalização de empresas
_____________________________________________________________________
1. Explicando sucintamente o modelo do processo de internacionalização e o de “internacionalização em rede” faça o seu enquadramento com o processo de internacionalização da empresa belga “IEMANTS STEEL CONSTRUCTION”.
O Modelo do processo de internacionalização (J&V, 1977) – assenta na base do conhecimento (oportunidades, ameaças e a base á avaliação de diferentes alternativas), pelo que, quanto maior o conhecimento de mercado, mais valiosos se tornam os recursos da empresa, sendo portanto menor a incerteza e maior o comprometimento para com o mercado externo.
No Modelo de internacionalização em rede, uma empresa não necessita de ser grande, ter enormes recursos ou conhecer o mercado externo. Precisa apenas de estar integrada na rede, estabelecendo nela um conjunto de nós e relações que, á medida que crescem em confiança e número, aumenta o seu grau de comprometimento. Segundo esta teoria, o processo de internacionalização pode ser muito rápido.
O quadro seguinte explica a internacionalização da ISC:
Processo de internacionalização
FUND. - 1980
- Ganha dimensão e consolida posição no mercado interno
- Muda instalações para local estratégico
- Adquire tecnologia de ponta
- Diversifica produto (metalomecânica pesada)
1980 - 1985
Expansão externa - Holanda
Proximidade Geográfica, psíquica, linguística.
1985 - 1990
Alemanha (fronteira) e UK, criando empresas locais
Alarga envolvimento nas fases principais de um projecto.
Processo de internacionalização em rede
DÉCADA 90
- Entra nos E.A.U. através da Besix, empresa Belga já consolidada há largos anos naquele mercado, como subempreiteira na construção de uma fábrica de prod. químicos;
- Já no mercado Asiático, através de uma missão organizada pela FFTB, conhece Sr. Daniel Chaudière e é convidada pela TRC a apresentar uma proposta para a construção