Interjeicoes
Há quem diga que tudo está na mão com bastante "falta de obstáculo", o que talvez seja verdade se observamos pelo ponto de vista de que muitos jovens de hoje em dia tem como única obrigação, o estudo, mas por outro lado, a porcentagem daqueles quem cuidam de casa, trabalham e estudam é muito grande, o que nós leva pensar no termo "difícil".
A criança que nasce nos dias atuais, logo se encontra em um mundo amplamente avançado, as vezes o que acaba estragando, tornando um obstáculo, aquilo que seria fácil. Atualmente, os pais são mais compreensivos, tolerantes, há maior liberdade em todos os sentidos, porém essa liberdade não é usada de forma adequada. A vida da maioria dos jovens, quando tem desestrutura em relação entre ele e a sua família, quando existe um vazio, uma explosão desagregadora do seu universo, o jovem em formação resulta em modelos de relação distorcidos e vai repetir, o que foi aprendido nessas experiências, acabando que talvez coisas ruins aconteçam. É, portanto, de muita importância, poder crescer tendo referências predominantes de bons modelos. Se o contrário acontecer, corre o risco de identificação do lado negativo. Crescerá o risco de se manterem sentimentos de desconforto com fracas expectativas sobre qualquer possibilidade de viver experiências de afeto e conforto e não buscará algo melhor para sua vida, na questão do futuro. A violência é uma das mais fortes expressões desse desconforto.
Portanto, os jovens de hoje, quando tem histórias de vida complicadas e de grande sofrimento trazem dentro deles raiva, medo, tristeza, quando se entregam fácil as dificuldades acabam sendo derrotados na vida, e isso deve mudar. A mudança vem dele mesmo e do próximo como pai ou mãe; não o trate como um problema, mas sim como um objetivo de solução.