Interferência da Mídia
A mídia influencia-nos diariamente, de modo positivo e negativo. É através dos meios de comunicação que o mundo capitalista manipula as pessoas. A manipulação da opinião pública não está no conteúdo, mas na forma como é argumentado, como disse Nick Naylor, no filme Obrigado por fumar: “Com bons argumentos, você nunca está errado”. Sabe- se que o avanço da tecnologia foi determinante para o avanço dos meios de difusão de informações que, em resposta imediata, mostra seu impacto na sociedade.
A mídia influencia modismos sem limites e sem sentido, que geram um estado de anomia. A parte positiva é que oferece informações e conteúdos. A parte negativa é que manipula e influencia escolhas no estilo de vida, um exemplo são as novelas brasileiras que paralisam a sociedade no último capítulo.
Jürgen Habermas, sociólogo associado com a Escola de Frankfurt elaborou o conceito de ação comunicativa, em que critica a submissão da sociedade contemporânea aos meios de comunicação que se mostram favoráveis aos interesses do Estado e aponta para uma sociedade passiva e alienada. A sociedade é alienada pela mídia, esta(que) é alienista.
Todos os dias somos invadidos pela mídia, que tem o objetivo de nos vender algo, uma ideia, um produto, um sonho... Somos alvo e caímos facilmente, porque, na verdade, não vivemos sem os meios de informação. Com os meios de comunicação somos privilegiados, podendo nos manter atualizados sobre as notícias do mundo. A mídia deve existir, mas não ser um meio de vida. Deve-se ter consciência de que precisamos dela, mas não de seu exibicionismo.