monografia_restauro

4737 palavras 19 páginas
1. RELATÓRIO DE VISITA

Visita realizada à antiga fábrica têxtil São Luiz, em Itu, no dia 14/09/2013.
Tendo como objetivo o conhecimento empírico do objeto estudado, fomos à cidade de Itu (interior de São Paulo), conhecer a edificação em questão e o contexto em que esta se insere.
Mediante visita guiada, fomos instruídos acerca da importância histórica da fábrica, que em sentidos tecnológicos e ideológicos estava à frente de seu tempo, reflexos da “sensibilidade” social de seus fundadores.
A Fábrica de Tecidos São Luiz foi a primeira a vapor do Estado de São Paulo e a segunda do Brasil. Suas máquinas vieram dos Estados Unidos e o complexo da caldeira da Inglaterra. A fábrica foi edificada em três períodos distintos. A parte mais antiga fica ao lado da Igreja do Bom Jesus. A segunda a ser construída foi a parte maior, com os arcos. A terceira fase, em estilo manchesteriano, foi feita com tijolos aparentes aos moldes das construções inglesas da era industrial.
A Fábrica São Luiz funcionou por 100 anos, encerrando suas atividades em 1982. O imóvel é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vem sendo restaurada desde 1997.
Desmistificamos a ideia de que um bem tombado é algo estático, como nos mostra a Fábrica São Luiz, um edifício preservado pode ser ativo e abrigar novos e diversos usos, como no caso, espaço para eventos de ordem social, corporativa, cultural, exposições, etc. O restauro e intervenções necessárias como acessibilidade visam ampliar o uso do prédio possibilitando seu auto sustento.
A fábrica está implantada em um importante eixo histórico, junto à monumentos como o Cruzeiro de São Francisco, Casa Imperial, Espaço Cultural Almeida Jr, Conjunto Arquitetônico do séc. XIX e Casa do Barão; museus Republicano e da Energia e as igrejas Bom Jesus, N.Sra do Carmo e N. Sra da Candelária (Matriz).

1.

Relacionados