Divisão do trabalho para Adam Smith e divisão da ciência para Rubens Alves
Objetivo central: Compreender a formação da divisão do trabalho para Smith, como e quando surgiu.Fazendo um paralelo com o que Rubem Alves compreende da divisão e especialização da ciência.
1. Iniciarei primeiramente com os impasses que levaram a construção da divisão de trabalho para Smith, procurando entender isso no campo das ciências em que Alves faz uma dura critica. 2. Em seguida fazer uma interpretação do que Smith apresenta em sua obra acerca da relação entre a busca incessante de compreender o mundo e a capacidade de inová-lo. Evidenciando juntamente com o que Alves expõe com a consequências dessa divisão, e de que maneira ela se legitima na nossa sociedade e se manifesta na vida dos indivíduos e como se dá a formação desses.
Justificativa: A partir das leituras realizadas na disciplina me ative á este tema (divisão do trabalho x divisão da ciência) por considerar de grande importância para o estudo das ciências humanas em geral e também para a economia política, visto que isso pode ser aplicado em vários campos.
Objetivo: Analisar, a partir de minhas observações da leitura do texto de Adam smith e Rubem Alves acerca do tema escolhido.
Abordagem teórica do tema: Visto que na sociedade capitalista organizada, a questão da divisão se faz presente. Pensando nisso, procurei entender porque para Smith essa divisão do trabalho é importante pra gerar riqueza para uma nação; e em contrapartida achei interessante o que Alves apresenta em sua obra, da consequência dessa divisão, dos problemas que isso acabou acarretando para a nossa sociedade. Dentro disso procurei abordar temas presentes no nosso cotidiano, que exemplificam como, a divisão tanto do trabalho quanto da ciência influencia na construção da sociedade.
Metodologia: A partir da seleção dos autores e do tema, procurei fazer uma análise crítica dentro dos questionamentos expostos.
RAL