Interdisciplinaridade
Caroline de Bastos Vieira
Prof. Orientador Marilei Anderle
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (0252) – Trabalho de Graduação
19/03/2013
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
O CAMINHO DA INTERDISCIPINARIDADE
Hoje, há diversas formas de abordar a interdisciplinaridade, o que torna mais difícil uma reflexão sobre o tema. Muitos termos correlatos, como transdisciplinar, intradisciplinar, pluridisciplinar, multidisciplinar, são tentativas de conceituar a interdisciplinar nas suas diferentes versões no campo educacional, que podem sob o ponto de vista didático, epistemológico, sociológico, entre outros.
A interdisciplinaridade é ação, frente aos atos não consumados, onde acontece a troca, o diálogo com um ou mais indivíduos, a atitude interdisciplinar possibilita ao indivíduo novos saberes, dando-lhe a oportunidade de redimensionar o velho, frente ao novo. Propõe o envolvimento e o comprometimento com os projetos e com as pessoas envolvidas no mesmo, criando assim o compromisso em construir sempre da melhor forma possível, a atitude de responsabilidade, de alegria, de revelação, de encontro, enfim de vida.
A atitude interdisciplinar é a compreensão e vivência do movimento dialético, ou seja, rever o velho para torná-lo novo, tornando velho o novo. O pressuposto é que o velho sempre pode tornar-se novo e há sempre algo de velho no novo. Velhas e novas faces da mesma moeda dependem apenas da visão de quem lê, se o faz disciplinar ou interdisciplinar.
O que se deve destacar neste fundamento é a importância do exercício do diálogo realizando com nossas próprias produções, objetivando extrair destes diálogos novos conhecimentos, novos indicadores, novas posturas, novas possibilidades de trabalho. O exercício
dialético, produção interdisciplinar é fundamental para almejar novos itens e proposições de questionamentos que provocarão o surgimento de tantos outros questionamentos, numa constante dialética.
A