Interdisciplinaridade
Objetivo da Interdisciplinalidade: Criar novo sentido para educar em todos os níveis. Chamar a atenção para diferentes áreas através de mecanismos diversos, envolvendo a história de vida, como vim, como estou, enfim, todo o repertório da pessoa envolvida no aprendizado. Buscar o talento de cada um e trabalhar diversas formas de manifestar o dom de cada um, desenvolvendo assim a vontade de aprendizado.
No Brasil teve início no ano de 1960, pesquisas foram desenvolvidas em empresas, formaram-se grupos específicos de estudiosos, e passou a ter nova localização e eficácia a partir de 2000. Em termos gerais, interdisciplinaridade significa conversar entre disciplinas.
Para Fazenda a inter se caracteriza pela intensidade das trocas entre especialidades e pelo grau de integração que há nas disciplinas para o projeto de pesquisa. Vai além de somente ligar disciplinas. É o grande despertar dos sentidos. É a linha de conduta que envolve troca de conhecimentos das diversas disciplinas, levando assim ao conhecimento e entendimento maior, desenvolvendo uma espécie de parceria.
Na interdisciplinaridade o professor constrói a aula juntamente com os alunos. É uma troca de conhecimento, onde todos saem ganhando, É uma nova atitude frente ao conhecimento, aproveitando o talento que cada um tem a oferecer valorizando também os autodidatas.
A questão do Sócrates do “conhece-te a ti mesmo” já nos alertava quanto a importância de saber fazer perguntas, pois quem faz perguntas vai atrás de pesquisa e quem vai atrás de pesquisa se desenvolve.
A Inter é um convite a aprender para poder vivenciar, pois atrás do não dito se tem muito a dizer. Ela só se manifesta quando houver o diálogo entre si mesmo. Projetos desenvolvidos na UNIP:
3ª margem do Rio – Texto de Guimarães Rosa
Incentivo a leitura – Resultado em mais de 90 livros de leitura e pesquisa.
Expressões artísticas – Espinha dorsal da Interdisciplinaridade.
Adaptação da peça de