propaganda institucional
Criando uma imagem positiva:
A propaganda institucional pode ser utilizada para induzir a opinião pública a associar determinados conceitos à imagem já existente da instituição; em outras palavras, pode ser um instrumento eficaz para a criação de uma imagem positiva para determinada organização. Neste sentido, pode-se enquadrar tanto a colocação de uma instituição dentro de determinado cenário público - verdadeiramente criando uma imagem para uma organização que está se apresentando naquele momento à sociedade -, bem como a adição de novas ideias que se deseje ver associadas à organização.
O exemplo acima é uma peça publicitária realizada para o jornal paulistano "Notícias Populares". Com o intuito de criar no público uma imagem do referido jornal como um órgão de imprensa que está verdadeiramente do lado do povo, que "fala sua língua", fez-se este anúncio para veiculação em revistas, utilizando-se de uma forma de humor -- e mesmo de redação -- e de um tema de fácil identificação com as populações das classes média e baixa, público-alvo do jornal.
Este outro exemplo é ainda mais sutil, mas demonstra um tipo de propaganda institucional muitíssimo utilizada nos dias de hoje. A peça publicitária é referente à campanha feita no final da década de 1980 para recuperação do conjunto arquitetônico do Pelourinho, em Salvador. O texto desta peça publicitária compara o Pelourinho à Avenida Paulista, endereço de alguns dos organismos de maior importância para a vida econômica do Brasil, questionando o que seria se a Avenida Paulista fosse, repentinamente, destruída, para então introduzir a questão principal da propaganda: a necessidade de restauração do Pelourinho e a carência de patrocínio de empresas interessadas em colaborar com a obra. No meio do texto, a Construtora OAS é citada como exemplo de empresa que engajou na campanha, tendo inclusive patrocinado a publicação daquele anúncio. Uma colocação deste tipo, ainda que não seja o que