Interdisciplinar
1.1. O Foguete
A origem do foguete é provavelmente oriental. A primeira notícia que se tem do seu uso é do ano 1232, na China.
Com o uso dos mesmos o homem conseguiu enviar diversos objetos para fora da atmosfera terrestre, como satélites artificiais, sondas espaciais, naves e até o próprio homem.
Menos elaborados, porém com o mesmo princípio de funcionamento dos grandes foguetes movidos a combustão, responsáveis por tais feitos citados acima, foram criados os foguetes de garrafa pet, ou como também são conhecidos os foguetes caseiros. Através do uso de água e ar comprimido dentro de uma garrafa torna-se possível a propulsão do corpo (garrafa), que se torna então um foguete ou projétil.
O movimento de um foguete engloba diversas equações oriundas da física, como leis de newton, movimento oblíquo, movimento uniformemente variado, empuxo, etc. e seu estudo pode ser de grande importância no aprendizado de tais leis e equações, e por este motivo, torna-se aqui fonte de um estudo, que será apresentado mais profundamente neste trabalho.
2. Objetivo
O Projeto foguete de garrafa Pet visa tornar possível o estudo prático do movimento oblíquo, leis de Newton, aplicação das fórmulas de movimento uniforme e movimento uniformemente variado, empuxo, etc., uma vez que alguns deles já foram estudados teoricamente em sala de aula. Além disso, com a elaboração do mesmo, aplicaremos conceitos de várias outras matérias do curso, o que é importante na fixação do aprendizado. No lançamento será necessário alcançar um alvo a 40 metros de distância, visando se aproximar ao máximo do circulo central. Para tornar isso possível, teremos de utilizar, além dos conhecimentos teóricos, conhecimentos extraclasse, fazendo com que possamos buscar soluções práticas para a melhor execução do projeto.
3. Desenvolvimento
3.1. A Física relacionada ao funcionamento de um Foguete
3.1.1. Primeira Lei de Newton: Princípio da Inércia
A primeira Lei de Newton, diz