INTERDISCIPLINAR
Em um mundo onde os avanços tecnológicos e industriais se encontram cada vez maiores e a busca pelo desenvolvimento econômico se dá de maneira desenfreada, são encontradas diversas desigualdades e exclusões sociais, o que leva ao governo e a sociedade como um todo à busca por novas formas de governança e de oportunidades que visem à integração social, econômica, cultural e política de todos os indivíduos que compõem a sociedade.
O presente trabalho busca analisar as consequências e efeitos gerados pelo desenvolvimento econômico, que ocasiona na busca por um desenvolvimento sustentável, ou seja, um desenvolvimento que não agrida os direitos ambientais e sociais.
Busca-se também compreender quais os efeitos gerados pelo Direito para que a sustentabilidade seja alcançada de forma eficiente, e para que a inclusão social seja um elemento presente em todas as sociedades, visto que o próprio Direito inclui a igualdade de todos os cidadãos em sua legislação.
1 DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL
1.1 Conceito de Desenvolvimento Econômico
Ao se conceituar teoricamente do que se trata o desenvolvimento econômico, é necessário deixar claro que desenvolvimento econômico e crescimento econômico não são a mesma coisa. O crescimento econômico trata-se do aumento quantitativo da produção, ou seja, dos bens que atendem às necessidades humanas. Já o conceito de desenvolvimento trata-se de um conceito mais amplo, que inclusive engloba o conceito de crescimento econômico. O desenvolvimento econômico não se preocupa apenas com o aumento da produção dos bens, se importa também com a natureza e a qualidade desse crescimento.
Ao se designar a um país a qualidade de desenvolvido, o que se exprime é que as condições de vida da população do referido país são boas, e quando se faz referencia a um país como subdesenvolvido o que se infere é que uma parte significativa da população residente naquele país tem condições de vida sofríveis, que seus cidadãos sobrevivem em