Interação na Internet – Novas Formas de Usar a Linguagem Júlio César Araújo e Bernadete Biasi-Rodrigues
Júlio César Araújo e Bernadete Biasi-Rodrigues
O livro Interação na Internet – Novas Formas de Usar a Linguagem (publicado em 2005) dos autores Júlio César Araújo e Bernadete Biasi-Rodrigues, ambos doutores em Linguística) reúne dez ensaios de pesquisadores brasileiros sobre as, então na época, novas estratégias de comunicação e às formas de uso linguístico ligadas a internet.
O livro esta dividido em duas partes. A primeira parte (Gêneros Digitais: Praticas Discursivas da Internet) enfatiza os gêneros de comunicação virtual mais interativos, como salas de bate papo e fóruns, e os problemas entre oralidade e escrita. No primeiro tópico (Tendências em Pesquisas em Gêneros Digitais: Focalizando a Relação Oralidade/Escrita) é revelado que a maioria das pesquisas investigadas trata dos aspectos oralidade/escrita em gêneros digitais. No segundo tópico (E-fórum na Internet: um Gênero Digital) que trata de fóruns eletrônicos (FE), explica que a estratégia do mesmo é manter o visitante por maior tempo possível entretido, pois assim estará mais tempo exposto a propagandas.
O tópico explica que apenas alguns participantes estão nos FE pelo principio proposto e que alguns aproveitam o espaço para piadas, ataques interpessoais e propagandas entre outras coisas, o que, pelos exemplos mostrados no livro acaba não fazendo com que se perca a discussão inicial. Os FE utilizam da linguagem informal e permitem a liberdade de expressão e críticas sem o risco de agressões físicas. Observa-se também que a maioria dos usuários escreve como falam, e ate mesmo escrevem apressadamente como se apenas tivessem o mesmo tempo da fala na produção textual. No terceiro tópico (Formas Associativas Existentes nas Salas de Bate Papo) o livro aborda as salas de bate papo e sua comunicação em massa, onde porém, apenas a troca de mensagens ou tentativa de comunicação não caracterizam uma comunidade virtual. O livro aponta também