Interação inter e intra particulas
A interação intermolecular está diretamente ligada as variações termicas dos compostos. Quando moléculas aproximam-se umas das outras elas podem reagir ou interagir.
Para que exista uma reação química é necessário que ligações químicas sejam quebradas e/ou formadas. Já em uma interação química as moléculas se atraem ou se repelem entre si, sem que ocorra a quebra ou formação de novas ligações químicas. As interações podem ser chamadas de interações não covalentes ou interações intermoleculares.
O entendimento de tais interações intermoleculares é de extrema relevância se quisermos entender o comportamento de sistemas químicos a nível molecular. Como por exemplo, a temperatura de ebulição de hidrocarbonetos varia com o número de átomos de carbono presentes na molécula .A temperatura de ebulição varia linearmente com o número de átomos de carbono. Pode-se perceber que o único fator diferenciador entre uma molécula e outra é a quantidade de átomos de carbono presentes. Entretanto, estas moléculas possuem um comportamento macroscópico completamente diferente. CH4 é um gás à temperatura ambiente e C8H18 é um líquido. Esta e outras características estão intimamente relacionadas com a natureza das interações existentes entre as moléculas.
Para falar sobre condutibilidade é necessário falar sobre ligações metálicas. Consideremos que um metal é formado por cristais entrecruzados formados por íons positivos. Os elétrons movem-se por entre os íons livremente passando por todos os cristais, como um gás num recipiente fechado. Esses elétrons são os chamados elétrons de valência, pouco unidos ao núcleo nos elementos eletropositivos. Isto explica também a condutividade elétrica e térmica. A eletricidade e o calor são transmitidos pelos elétrons livres.