selvq

2038 palavras 9 páginas
Conceito

Ecologia é um conceito que a maioria das pessoas já possui intuitivamente, ou seja, sabemos que nenhum organismo, sendo ele uma bactéria, um fungo, uma alga, uma árvore, um verme, um inseto, uma ave ou o próprio homem, pode existir autonomamente sem interagir com outros ou mesmo com ambiente físico no qual ele se encontra. Ao estudo dessas inter-relações entre organismos e o seu meio físico chama-se Ecologia.
Mas, para termos uma definição histórica: “Pela palavra ecologia, queremos designar o conjunto de conhecimentos relacionados com a economia da natureza - a investigação de todas as relações entre o animal e seu ambiente orgânico e inorgânico, incluindo suas relações, amistosas ou não, com as plantas e animais que tenham com ele contato direto ou indireto, - numa palavra, ecologia é o estudo das complexas inter-relações, chamadas por Darwin de condições da luta pela vida”. Foi assim que Ernest Haeckel, em 1870, definiu ecologia.
Assim, como em qualquer outra área, em Ecologia são definidas unidades de estudo, as quais são fundamentais para melhor compreensão desta Ciência. Utilizando-se um modelo de níveis de organização, fica mais fácil de compreendermos as unidades de estudo da Ecologia. Relações

Conceitos Básicos:

Espécie: São indivíduos morfologicamente semelhantes entre si e que são capazes de se cruzar e gerar descendentes férteis.
População: São indivíduos da mesma espécie presentes em uma mesma área.
Comunidade: São indivíduos de diferentes espécies presentes em uma área; também se pode utilizar o conceito de comunidade para designar grupos com uma maior afinidade separadamente, como por exemplo, comunidade vegetal, animal, etc.
Fatores Abióticos: São elementos presentes na natureza que não possuem ou possuíram vida.
Ecossistema: Relação que ocorre entre a comunidade (fatores bióticos) e os fatores abióticos, em um determinado local. Podem ser pequenos (cavidade bucal) ou enormes (floresta amazônica).
Biosfera: A soma de

Relacionados