Interação entre Gêneros na Educação Física Escolar
Dirce Rodrigues dos Santos¹
Resumo: Atualmente nas escolas, as aulas de educação física acontecem, na grande maioria das vezes, de maneira em que a interação entre os gêneros está presente, sendo de suma importância para o desenvolvimento integral dos alunos. É fundamental que os educadores de Educação física proporcionem momentos em que os educandos possam integrar-se e interagir no grupo em que estão inseridos, havendo assim troca de conhecimentos e experiências entre os meninos e meninas. Desta forma, o presente trabalho tem o propósito de analisar as relações entre os gêneros, que permearam as aulas do Estágio Supervisionado II, na área da Educação Física, realizado com duas turmas dos anos finais do ensino fundamental, uma escola da rede pública estadual, na cidade de Teutônia/RS, durante o segundo semestre, do ano de 2013.
Palavras-chave: Educação Física Escolar. Gêneros. Interação.
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo traz o relato de uma experiência vivenciada, por uma acadêmica do curso de Educação Física no decorrer do 2ª semestre de 2013, na disciplina de Estágio Supervisionado II com turmas do Ensino Fundamental dos Anos Finais.
Este estágio foi realizado numa escola pública, da rede estadual, no município de Teutônia/RS/BRA, sendo a prática docente desenvolvida com 7ª e 8ª séries, nas terças e quartas-feiras, com 3 períodos de 50 minutos de aula semanais com cada uma das duas turmas. A escolha desta escola deu-se pelo fato de eu já conhecer o funcionamento, equipe diretiva e por já ter realizado outro estágio lá, no qual fui muito bem acolhida e recepcionada por todos os funcionários da instituição.
A proposta pedagógica foi criada a partir de uma análise realizada com base nas observações das aulas de Educação Física da professora titular, como também nas entrevistas realizadas com a professora de Educação Física das turmas e coordenação pedagógica