Interação das Artes Renascentistas
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
PROF. AUGUSTO NILO CAPIBARIBE
INTERAÇÃO DAS ARTES RENASCENTISTAS
PINTURA, ESCULTURA E ARQUITETURA
REJANE ISIDÓRIO ALVES
FORTALEZA – 2013
Introdução
Essa pesquisa tem como principal objetivo identificar a interação das artes durante o período renascentista, descrevendo como surgiu o movimento, sua evolução nos períodos, quais seus principais representantes e características artísticas e qual a importância do movimento para os dias de hoje.
Trata-se da observação e compreensão dos períodos desse movimento, que através de uma pesquisa exploratória, de campo e bibliográfica, pôde ser demonstrada com um maior teor de qualidade.
Como o movimento começou
O movimento renascentista teve sua origem em Florença/Itália (Fig. 1) durante os séculos XIV a XVI. Foi o inicio de um novo tempo, onde as ideias de liberdade começam a brotar e se depreender dos laços que a sufocam, a igreja.
Tudo começou com o surgimento da redescoberta das escritas latinas. Havia um poeta e escritor italiano chamado Francesco Petrarca. Sua paixão por literatura antiga o fez estudar a escrita latina, e colecionar muitos manuscritos que encontrava em muitas de suas viagens pelo mundo. Através de seus estudos, Petrarca concluiu que o homem deveria buscar o conhecimento nas línguas, na literatura, na filosofia, na ciência e em sua própria história. A partir dessas novas ideias nasce o humanismo.
O humanismo foi um movimento que pregava a liberdade do pensamento e da ação do homem, o tornando como centro de tudo, um ser livre para fazer sua própria história.
Petrarca é considerado o Pai do Humanismo.
As novas ideias de que o homem deveria buscar conhecimento na razão, nos estudos, na reutilização da escrita latina e das artes greco-romanas e a ideia de uma nova consciência e autoconfiança em que o homem era livre para novas descobertas, fez com que fossem abandonadas as