Interacionismo Social
Nele, encontram-se os cinco tipos básicos:
1- Competição: No trabalho, na escola e nas relações com outras pessoas acabamos buscando sempre ir além do outro, ser melhor no que fazemos, ultrapassar os resultados de quem convivemos. É um instinto básico do ser humano, até nos parece uma forma de sobrevivência e autoestima, pois quando nos espelhamos nas condições sócias do ambiente em que vivemos acabamos nos incomodando e achando que tudo pode sempre ser melhor, buscando isso em nossas realizações pessoais.]
2- Conflito: Os atritos da convivência e da não aceitação do ambiente em que somos inseridos acabam por gerar conflitos sociais. Não entendemos certas injustiças e nos rebelamos até com o próprio self por conta disso. A questão de ideias e conceitos distintos também pode surtar em conflitos e separações sociais.
3- Resolução: Buscamos a solução para os problemas sociais o tempo todo. O simples ato de pensar em alguma forma de melhoria já é um começo da Resolução. Nesse ato de buscar alternativas e soluções, estamos visando o próprio equilíbrio.
4- Acomodação: O indivíduo passa a maior parte da vida tendo de se acostumar com novos estilos de vida, novas formas de sobrevivência e reformulação de rotinas, padrões e conhecimento. Nisso, tem de se adaptar o tempo todo com um novo ambiente em que às vezes lhe revolta e por outras o satisfaz. É necessário reaver toda a construção do self para se acomodar às mudanças da vida.
5- Assimilação: O sujeito não ignora conhecimentos anteriores, mesmo que arcaicos e já inválidos ao tempo atual, para poder fazer ligações com questões em que vive no momento e ao mesmo tempo vai adotando uma nova cultura em que foi inserido.