Intera O Professor
Autoras
Lízia Ramos e Amélia Porto
Segundo o Aurélio “interação” quer dizer: ação que se exerce mutuamente entre duas ou mais coisas ou duas ou mais pessoas. Portanto, interação professor/aluno implica mutualidade, troca, entre pessoas diferentes. SegundoSouza, 2005:
Como humanos, procuramos nas relações com os outros, algo que nos falta. O aluno não vai à escola somente para aprender conteúdos, bem como o professor, que ao fazer opção pelo magistério, busca algo para além do profissional, também pessoal, da instância da emoção. [...] Portanto, o processo de aprendizagem pode ser beneficiado, quando professor e aluno buscam conhecimento mútuo de suas necessidades, têm consciência de sua forma de se relacionar e percebem as diferenças de cada um ao se relacionar com o outro. SOUZA, (2005)
http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?entrID=382
Desta forma, a análise da relação entre professor/aluno envolve interesses e intenções. Apesar da importância da existência de afetividade, confiança, empatia e respeito entre professores e alunos, para que se desenvolva a leitura, a escrita, a reflexão, a aprendizagem e a pesquisa autônoma, deve-se considerar também que os educadores não podem permitir que tais sentimentos interfiram no cumprimento ético de seu dever de professor. O valor pedagógico da interação professor/aluno é inegável, pois, mediante essas trocas, constrói-se o conhecimento. Nesse processo, o professor é aquele que incentiva, estimula, ativa e orienta a construção do conhecimento. ABREU et MASETTO (1990: 115), afirma que
“é o modo de agir do professor em sala de aula, mais do que suas características de personalidade que colabora para uma adequada aprendizagem dos alunos; fundamenta-se numa determinada concepção do papel do professor, que por sua vez reflete valores e padrões da sociedade”.
Segundo Piaget, emoção e aprendizagem não andam separadas, mas alternam-se em uma mutualidade. Portanto,