inteligência corporal cinestésica
1º - Conceito: Esta inteligência se refere à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. É a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza.
2º - CARACTERIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA
Descrição: Capacidade de usar o próprio corpo de maneira diferenciada e hábil para propósitos expressivos. Capacidade de trabalhar com objetos, tanto os que envolvem motricidade específica quanto os que exploram uso integral do corpo.
Relação com outras: principalmente com as inteligências lingüística, espacial e pictórica.
Exemplos pessoais: Nijinsky, Pelé, Garrincha, Magic Johnson, mímicos, bailarinos, atletas e também concertistas, cirurgiões e muitos outros.
Habilidades: comparar, medir, relatar, transferir, demonstrar, interagir, sintetizar, interpretar e classificar.
Agentes: instrutores de dança, esportes, pais e professores.
3º - ESTIMULAÇÃO
Educação infantil:
• Início de um programa de estímulo a ampliação do domínio tátil, Utilização da capacidade motora como meio de expressão de mensagens, Jogos operatórios e lúdicos para exploração da capacidade de audição, de percepção visual e do paladar.
1º Ciclo:
• Continuação progressiva das atividades de educação infantil, desenvolver na criança a sensibilidade para perceber diferentes linguagens (a linguagem dos surdos-mudos), jogos lúdicos do tipo: travessia do rio, caixa de surpresas, corrente maluca.
2º Ciclo:
• Continuação progressiva das atividades do 1º ciclo e formalização da alfabetização tátil, auditiva, olfativa e visual, jogos lúdicos do tipo feijoada, caranguejos, gato, rato e outros jogos corporais.
3° Ciclo:
• Continuação de atividades do 2º ciclo, início de um programa (voluntário) de aprendizagem de costura, tricô, tecelagem, carpintaria, concertos elétricos e outras habilidades,