Inteligência Competitiva
Processos Gerenciais
Inteligência Competitiva
Niterói
2014
1. O modelo das Cinco Forças é a análise da competição entre as empresas. São analisados: Rivalidade entre concorrentes, Poder de barganha dos fornecedores, Ameaça de produtos substitutos, Poder de barganha dos clientes e Ameaça de novos entrantes. O objetivo é estudar as forças competitivas para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente.
2. Foi utilizada Inteligência Competitiva, pois coletaram informações relevantes como qualidade dos produtos, relação com seus consumidores, relação com seus concorrentes, valores agregados, preços, tecnologia, entre outras, das duas marcas. Essas informações foram analisadas e comparadas, podendo assim identificar diferenciais competitivos de cada empresa, permitindo desenvolver estratégias de negócios.
3.
4. Esse modelo de análise identifica as forças e ameaças da própria empresa, a relação com fornecedores e clientes, analisa o mercado atual e permite à análise dos concorrentes, facilitando o comparativo, destacando o que a empresa tem de melhor e o que deve ser melhorado. Ideal para esse tipo de estudo de caso, facilitando o entendimento do trabalho realizado pelas duas grandes marcas destacadas no case.
5. SWOT é a sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) que consiste em um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que recolhe dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa.
SWOT DA NATURA.
Forças
Fraquezas
Empresa nacional
Custo de transferência baixo facilitando a troca da marca
Análise
interna
Qualidade dos produtos
Não atinge classes mais baixas Tecnologias inovadoras
Necessidade de produção em grande escala para obter mais lucro Relação direta com