INTELIGENCIA EMOCIONAL E ETICA
01. Qual foi o papel da Ciência do “Eu” para a Inteligência emocional?
Explicar e ajudar a entender como a emoção pode afetar nossas condutas, num fator de equilíbrio ou desequilíbrio entre razão e emoção que são dois campos independentes, mas que precisam de harmonia entre si para a eficácia da conduta.
02. Segundo a inteligência emocional de que forma a emoção interfere na ética do indivíduo?
A perturbação, de fluente do emocional, é como um tóxico, e pode gerar três grandes males que muito podem perturbar a formação e até a evolução de uma consciência ética, que são: a raiva, a ansiedade e a depressão. Assim conter o impulso emocional, dirige-lo no sentido do preceito de uma consciência moldada em princípios éticos, é função da “inteligência emocional”.
03. O que a inteligência emocional buscar trazer para os indivíduos?
Visa uma interação entre a razão e a emoção, e assim o ser possa agir conforme a ética e os princípios.
04. Aponte três situações ocorrentes no cenário brasileiro que expresse os vícios sociais e a inteligência ética?
Corrupção, violência, fraude, roubo, homicídio etc.
05. De que forma a inteligência emocional adentra nas profissões de ciências sociais para nos tornarmos diferentes dos demais profissionais?
Diante do que já vimos a respeito da inteligência emocional, e considerando que a ciência social abrange a lida com o ser e suas correlações , que por sua vez pode apresentar conflitos de ideias e ideais, a inteligência emocional apresenta um diferencial nessas profissões, pois deve fornecer ao profissional ferramentas para contornar situações onde requeira motivação, e bom desempenho de tarefas que podem afetar a vida de diversas pessoas, assim como manter-se em equilíbrio de caráter, não deixando vícios sociais impedirem o bom desempenho ético da profissão.