Inteligencia competitiva
Leia o texto A Leitura, de Alberto Caldas (disponível no link “Leituras” da Unidade 1) e responda:
a. De que trata o texto?
O texto trata-se das definições que o autor tem sobre o que é o ato de ler e a leitura, os seus aspectos negativos e tudo o que causa em nossa interioridade; como compreender a ação da leitura ao leitor e a sua construção.
b. Cite e comente três argumentos utilizados pelo autor para defender sua tese.
“O ato de ler é, antes de tudo, ação destrutiva”, nesse trecho o autor inicia o texto já expondo suas conclusões sobre o ato de ler e logo adiante ele escreve “Ler é discordar do poder e da autoridade” mostrando os aspectos destrutivos e que se repetem ao longo do texto como no trecho “A leitura é algo negativo, diálogo contra, diálogo de reafirmação e a construção da interioridade e de certa interioridade”, estes são alguns dos trechos utilizados pelo o autor para explicar e defender a sua tese.
c. Explique a que conclusão o autor chega?
Ao final do texto o autor chega a conclusão que a ação da leitura é algo importante e significativo em nossa construção, como mencionado no trecho “sem a nossa leitura, sem a nossa vida para reinterpretá-lo, ele simplesmente não existe, ou no melhor dos casos, fica em suspensão, à espera, mas uma espera que é um não existir.”
d. Com base na leitura do texto, elabore um parágrafo, apresentando sua posição em relação ao assunto.
No texto é apresentado o ponto de vista do autor, as suas conclusões e os caminhos que temos para poder tirar as nossas próprias conclusões. E, em efeito disso, eu concluo que a leitura é uma ação criadora de várias interpretações, é uma construção da nossa interioridade, a leitura é algo transformador em nossa existência. E diante do texto eu me coloco em análise da opinião do autor, pois a leitura deste texto me levou várias ideias e novas construções lógicas sobre o assunto.
Questão 2
Em um texto publicado na revista Veja de 31/8/05, o autor