Cristianismo
O cristianismo começou no século I como uma seita do judaísmo, partilhando por isso textos sagrados com esta religião, em concreto o Tanakh, que os cristãos denominam de Antigo Testamento. À semelhança do judaísmo e do islão, o cristianismo é considerado como uma religião abraâmica.
Segundo o Novo Testamento, os seguidores de Jesus foram chamados pela primeira vez "cristãos" em Antioquia (Actos 11:26).
Tabela de conteúdo [esconder]
1 Principais crenças
1.1 Monoteísmo
1.2 Jesus
1.3 A Salvação
1.4 A vida depois da morte
1.5 A igreja
2 Diferenças nas crenças
2.1 O Credo de Nicéia
2.2 Outros textos considerados sagrados
3 Origem
4 Denominações
5 Concepções religiosas e filosóficas
6 Formas de culto
7 Símbolos
8 Calendário litúrgico e festividades
9 O cristianismo no mundo de hoje
10 Bibliografia
11 Referências
Principais crenças
Embora existam diferenças entre os cristãos sobre a forma como interpretam certos aspectos da sua religião, é também possível apresentar um conjunto de crenças que são partilhadas pela maioria deles.
Monoteísmo
O cristianismo herdou do judaísmo a crença na existência de um único Deus, criador do universo e que pode intervir sobre ele. Os seus atributos mais importantes são por isso a onipotência, a onipresença e onisciência.
Outro dos atributos mais importantes de Deus, referido várias vezes ao longo do Novo Testamento, é o amor: Deus ama todas as pessoas e estas podem estabelecer uma relação pessoal com ele através da oração.
A