A disciplina de relações internacionais em israel
Relações Internacionais em Israel
Professor: Fernando Padovani
Rio de Janeiro
2013
Israel é notavelmente um estado judeu, criado com a finalidade de devolver a esse povo sua terra original de centenas de anos atrás, aonde outrora vivera um povo que sofreu eras de perseguições e um terrível holocausto, por motivos religiosos. Localizado no Oriente Médio, ao longo da costa oriental do mar mediterrâneo, o país está também possui uma fatia da palestina. Está cercado de vizinhos árabes islâmicos, sendo alguns extremamente radicalistas, o que gerou, desde sua fundação, diversos conflitos e ataques terroristas por parte desses rivais; as hostilidades duram até os dias atuais.
A História do povo Judeu, e suas raízes na terra de Israel começaram há centenas de anos, aonde sua identidade cultural, nacional e religiosa foi formada, mas foram forçados ao exílio por forças externas diversas vezes, sendo o motivo mais recorrente a questão religiosa. O Movimento Sionista, surgido na Europa por volta do século XIX, teve caráter político e filosófico que defendia a autodeterminação do povo judaico e a existência de um estado nacional localizado aonde um dia existiu o Reino de Israel, o que se associou à colonização da palestina, segundo eles ocupada por estranhos.
Após a segunda guerra mundial, as Nações Unidas determinaram a partição da palestina em três estados, sendo um judeu, outro árabe e a administração internacional de Jerusalém. A tremenda massa de refugiados judeus se juntavam aos sionistas locais da palestina, aonde já existia o movimento armado de independência chamado Haganá, embrião da força que viria a ter aquele estado. O Estado de Israel foi formado após o acordo de divisão da região, que não foi aceito pela Liga Árabe, o que conduziu à uma série de guerras entre a nova nação e os países e organizações árabes, todas vencidas por Israel com superioridade tecnológica e apoio de diversas potências, incluindo os EUA, o