Inteligencia artificial
A Inteligência Artificial (IA) é uma área de pesquisa da ciência da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade humana de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente.
A construção de máquinas inteligentes interessa à humanidade há muito tempo, havendo na história um registro significante de autômatos mecânicos (reais) e personagens míticos, como Frankenstein, que demonstram um sentimento ambíguo do homem, composto de fascínio e de medo, em relação à Inteligência Artificial.
O princípio de funcionamento de uma IA • Regras do pensamento Nas décadas de 1950 e 1960, os pesquisadores da nascente inteligência artificial dedicaram-se à tentativa de descobrir como o pensamento funciona - e em que regras esse funcionamento se baseia. Mas essas regras logo se revelaram muito mais complicadas do que se poderia imaginar.
Desde então, as pesquisas sobre a inteligência artificial têm-se apoiado, não em regras bem definidas, mas em probabilidades - padrões estatísticos que os computadores podem aprender a partir da análise de grandes conjuntos de dados, os chamados dados de treinamento.
• Redes Neurais
Qual o melhor processador que existe?
Dica: ele é composto por 100 bilhões de neurônios. Nosso sistema de controle e processamento integrado de informações coordena, controla e regula uma série de tarefas de controle de temperatura corpórea, controle motor, processamento visual, processamento auditivo, sensações, aprendizagem, memória e emoções. Graças ao cérebro podemos pensar – raciocinar, aprender, planejar… Nosso cérebro, medula espinhal e nervos periféricos compõem um verdadeiro sistema de controle e processamento integrado de informações. Hoje ainda é impossível entender como se processam TODAS as informações no cérebro humano (uma complexidade absurda de processos químicos e físicos), mas já é possível replicar processos cognitivos (as