Ergononomia
1.1 JUSTIFICATIVA
Com a necessidade de sobreviver em meio ao mercado em crescente evolução, as empresas buscam novos caminhos para se adaptar. Com o crescimento da demanda verifica-se o surgimento de limitações físicas, menor qualidade de produção e dificuldades encontradas de adaptação no ambiente de trabalho surgiu a prática da ergonomia.
1.2 OBJETIVOS
Este estudo tem como objetivo mostrar os conceitos ergonômicos e a importância da prática da ergonomia no ambiente de trabalho.
1.3 PROBLEMA / HIPÓTESE
O problema a ser investigado ao longo desse trabalho é “Apesar de o conceito da ergonomia ter se tornado uma realidade junto às empresas em todo o mundo seria possível afirmar que no Brasil a sua adoção pelas empresas ainda se mostra muito deficiente?” Assim a hipótese busca analisar se a empresa Queiroz Galvão busca o enfoque ergonômico na organização do trabalho, permite a redefinição do processo produtivo com efeitos positivos sobre a produtividade, fluidez do trabalho e, portanto, aumento na qualidade do resultado final?
1.4 METODOLOGIA
Este estudo foi desenvolvido com ênfase em pesquisa de campo, bibliográfica e consulta de sites.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 ERGONOMIA: CONCEITO
A Ergonomia é uma disciplina científica que trata de relacionar a interação entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas a fim de proporcionar o bem estar humano como, por exemplo, no ambiente do trabalho aplicando suas atividades como a ginástica laboral e tendo a ciência de projetar o trabalho, os equipamentos e local de trabalho para adequá-lo ao trabalhador entre outras atividades.
A Ergonomia vem se baseando em algumas disciplinas onde se inclui a antropometria, biomecânica, engenharia, fisiologia e psicologia, em seu exercício os Ergonomista contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas a fim de torná-los compatíveis com as necessidades,