Inteligencia Artificial
Professor: Orlando Bisacchi Coelho
Marcos Gibin RA: 41609404807
Erik de Sousa RA: 43065095831
Guilherme Makoto Sacoman Dakuzaku RA: 35918377840
Setembro de 2014, Campinas-SP
Introdução
Inteligência artificial é uma inteligência que com utilização de técnicas e por meio de hardware e/ou software se assemelha à inteligência humana com a finalidade de resolver problemas. Ou ainda, “o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, atualmente, os humanos fazem melhor” (Knight, Kevin. Inteligência Artificial. 2ª ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 1994. 722 pp. p. 3).
Já os jogos eletrônicos têm como definição básica ser um software onde um jogador realiza escolhas em meio a finitas regras pré-definidas, com o propósito de atingir o objetivo final. A junção das duas áreas não é algo novo, já que em jogos mais simples como Xadrez ou Tic-Tac-Toe (ou Jogo da Velha) são utilizadas algumas técnicas de IA.
Técnicas de IA nos Jogos Eletrônicos
Segundo (RITTER, 2013)1, as técnicas exploradas pela indústria de jogos são muito simples quando comparado com as técnicas exploradas no meio acadêmico e utilizadas em aplicações industriais. Um dos fatores que leva a uma menor exploração de técnicas, é a falta de tempo disponibilizado ao desenvolvimento de um jogo digital.
RITTER (2013) ainda destaca que a indústria passou a focar-se em técnicas de desempenho, movimentos e estratégias calculadas. Com isso, jogos no modo difícil, a IA sai em grande vantagem sobre o humano, já que a mesma consegue fazer cálculos e tomadas de decisões melhores e mais rápidas que as de um jogador. A desvantagem ficaria ao fato de algumas ações serem previsíveis e então seria possível definir uma estratégia para vencê-lo.
Vamos citar e falar um pouco sobre as principais técnicas utilizadas nos jogos eletrônicos atualmente: