integração na expedição
O crescente acirramento do ambiente competitivo nas ultimas décadas, combinado com as mudanças tecnológicas na informática e telecomunicações tem favorecido o desenvolvimento da logística em termos conceituais e tecnológicos. A pressão do mercado por maior variedade de produtos e melhores níveis de serviço, sem prejuízo da produtividade, tem estimulado a adoção de estratégias empresariais fundamentadas em soluções logísticas capazes de reverter as ameaças geradas pelo inevitável aumento da complexidade operacional.
Assim como em relação aos prejuízos, são muitas as noticias sobre investimentos em recursos, que prenunciam uma reversão no quadro atual. No entanto, pouco se investiga sobre como a gestão dos recursos logísticos deve evoluir para assegurar os avanços propostos. No Brasil, poucas são as publicações que tratam do desenvolvimento da logística empresarial. Ainda mais preocupante existe uma total falta de informação de como as empresas brasileiras organizam seus processos logísticos. Essa constatação serviu como incentivo para a elaboração de pesquisa desenvolvida pelo instituto Coppead, a qual teve como objetivo principal obter informações sobre as praticas gerenciais logísticas adotadas por empresas lideres de vários setores da economia brasileira.
É bastante conhecido o fato de que as empresas que se destacam pela excelência em Logística adotam intensivamente novas tecnologias de informação. Um subconjunto dessas tecnologias são os sistemas de apoio a decisão. Estes são aplicativos que auxiliam a gerencia na identificação, avaliação e comparação de alternativas operacionais. Entre os vários aplicativos existentes, a simulação computacional tem despertado como uma das ferramentas de crescente utilização da gestão moderna, em particular nas áreas de Logística e operações.
Por fim, pretendemos mostrar que a simulação pode de fato torna-se um poderoso aliado na busca de maior eficiência operacional e logística no mundo cada vez mais