Futebolada
2012/2013
Docentes Responsáveis: José Martins
Identificação dos Elementos do Grupo:
Marcela Lenzi |n.º 100322020
Ruben Costa |n.º 100322021
Rui Gouveia |n.º 100322022
Sílvia Santos |n.º 100322030
Índice
1 Introdução
“Como seres humanos, somos definidos pelas causas a que servimos e pelos problemas que lutamos para superar. É a paixão em solucionar problemas extraordinários, que cria o potencial de realizações extraordinárias.” Gary Hammel.
Na sequência de uma solicitação por parte do docente José Martins, para compreender o funcionamento e as opções de uma empresa no que respeita à componente auditoria.
Visto que o Grupo Sovena Consumer Goods, já colaborou connosco em trabalhos anteriores, como tal adquirimos conhecimentos sobre o seu funcionamento e processos internos, o que nos permite realizar este trabalho com base em dados fictícios. Esta nossa opção, deveu-se também ao facto de esta Empresa possuir um enorme prestígio, e principalmente por quão enriquecedor poderia ser.
Decidiu-se então para o desenvolvimento deste projeto, fazer referência a vários pontos, tais como: caracterização da empresa, construção de um “Road Map”, atribuição de KPI’s, reporting de gestão, entre outros.
Com operações fabris em Portugal, Espanha, USA e Tunísia e presença comercial no Brasil e Angola, esta área loteia, embala e comercializa, em cada mercado os produtos Sovena (azeite, óleos vegetais e sabões). Contudo, iremos analisar apenas as operações realizadas em Portugal Continental, num período Mensal recorrendo a dados fictícios.
2 Breve caracterização da empresa
No início do século XXI, houve uma reestruturação industrial no grupo, em que a Tagol ficou responsável pela extração e a Sovena pelo embalamento. Nesta altura, em 2002, deram-se também os primeiros passos para uma internacionalização de sucesso, com a compra da Agribética em Sevilha e