Integração curricular
No momento em que vivemos, com violência urbana, corrupção da parte dos nossos representantes, falta de estrutura digna para se viver em muitas áreas urbanas, ficamos nos perguntando: o que fazer?
Não podemos fechar os olhos e fingir que nada esta acontecendo, os problemas se inter-relacionam até se transformarem em crises, o desemprego, a baixa estima, a carência por dignidade, tendo todos esses problemas em vista, podemos discuti o que faremos para ter um bom desenvolvimento social, e é isso que varias pessoas se questionam hoje em dia. O futuro. Para ter um futuro promissor temos que frequentar a escola? A escola contribui para o desenvolvimento social?
Teve um tempo em que se aprendia seguindo valores culturais de família, em que o conhecimento era passado de pai para filho, tanto na questão do trabalho, quanto aos valores éticos e morais, dessa forma o aprendizado do ser humano sempre foi ligado à questão da sobrevivência, pois assim aprendiam a pescar, caçar e até entender os sinais do tempo.
Na Idade Media pessoas começaram a se especializar em transmitir conhecimentos, mas só que quem tinha condições de adquiri esses conhecimentos eram a burguesia e os nobres, então na Idade Média que deu origem a esse tipo de ensino, a igreja era quem ditava as leis, por isso, os conhecimentos religiosos eram muito enfatizados, nesse período já tinha uma instituição de ensino que era a escola, mas porem só para os filhos da nobreza.
Os valores sócios pré-estabelecidos com o passar dos anos servem de base para a formação dos novos cidadãos. A questão é COMO esses valores estão sendo repassados e que tipo de cidadãos estamos formando? Desde o inicio da historia da educação, vimos que a escola sempre teve como função educar a massa popular de acordo com os padrões que foram sendo construídos na sociedade ao longo desse tempo. Direta ou indiretamente, todo o processo de ensino aprendizagem é estruturado em um objeto maior que varia em cada etapa da nossa