Integração contí
TESTE DE INTEGRAÇÃO
INTEGRAÇÃO CONTÍNUA
1. Defina, com suas palavras, o que é a estratégia de integração contínua.
É essencial na engenharia de software, garante a qualidade do produto. A integração contínua ajuda o desenvolvedor a encontrar bugs de forma rápida e eficaz, permitindo a correção dos erros em um tempo bem curto. Dessa forma, não será necessário alocar muitas pessoas na atividade de teste, visto que o ambiente de integração mantém o código fonte sempre testado.
2. Justifique, com suas palavras, o uso desta estratégia.
A integração contínua ajuda os desenvolvedores a manter um código testado e funcional, visto que todo erro encontrado durante uma integração é marcado, fácil de identificar. Esta estratégia é muito válida quando sistemas de complexidade avançada são desenvolvidos, visto que demanda muitas pessoas para o desenvolvimento, o que dificulta uma integração ‘na mão’. Além de que testes unitários consomem um tempo excessivo caso não seja utilizado ferramentas CASE.
3. O que é um código auto-testável (self test coding) ?
Executa um alto nível de testes que são automatizados no software. Ele irá então checar uma grande parte da base do código à procura de problemas.
4. Explique, de forma simplificada, como dá-se a integração contínua.
Um servidor faz periodicamente o checkout do código fonte do repositório e executa automaticamente os testes já criados pelos desenvolvedores.
5. O que é um build?
É uma versão executável da aplicação, pode conter erros ou não.
6. O que é um branch?
Se encarrega de lidar com diferentes fluxos de desenvolvimento. Não é interessante se utilizado em excesso, o ideal é manter o uso de branches o menor possível.
7. O que é um repositório de código?
Local onde é armazenado o código fonte de cada versão da aplicação. 8. Liste ferramentas CASE e seus papeis na integração contínua.
Hudson CI 9. Liste, pelo menos , 2 repositórios de código.
CVS, Microsoft Visual