Redação
A amizade como antigamente
A amizade representa uma das relações mais puras e belas que existem. Pensadores famosos como Cícero e Sêneca viam a amizade como um bem indispensável á vida. Já dizia Cícero: “Os que suprimem a amizade da vida parecem-me privar o mundo do sol.” Hoje, apesar de persistir, parece se tornar cada vez mais difícil valoriza- la como faziam os filósofos. Atualmente, vivemos num mundo extremamente individualista. Somos criados de tal forma a lidar desde cedo com a concorrência e a competitividade. Passamos a enxergar as pessoas não como possíveis amigas, mas como futuras concorrentes, seja na escola como melhor aluno, no trabalho como o funcionário mais eficiente e até mesmo no amor, ao se disputar um mesmo coração. Além disso, o capitalismo reforça o individualismo ao pregar a auto-suficiência humana, com o desenvolvimento de tecnologia visando a plena satisfação. Assim, as relações se tornam casa vez mais superficiais, e a amizade uma mera troca de interesses.
Apesar disso, ainda é possível ver as pessoas que vêem no relacionamento, não apenas com meio de se completar, preencher um vazio, mas uma forma de se mostrar humano. São pessoas que acreditam que a amizade não seja um sentimento egoísta, muito pelo contrario, é um sentimento que visa o bem do outro.
Portanto, pode-se dizer que as idéias defendidas desde a antiguidade a respeito da amizade ainda prevalecem no mundo de hoje, mesmo com a carga do individualismo sobre nós, pois aquela nós é