Insônia e pressão alta
Cientificamente já foi comprovado que além do impacto físico, emocional e até estético, o sono interfere também na saúde. E em casos crônicos, a insônia pode desencadear problemas cardíacos graves. Os efeitos da insônia crônica em longo prazo são nocivos até mesmo para pessoas sem predisposição a problemas cardíacos. O ritmo da pressão arterial aumenta quando o sono não vem, ou seja, ela não cumpre um ciclo natural. Uma boa noite de sono de 8 horas diminui normalmente a pressão enquanto a pessoa dorme, mas no caso de pacientes que sofrem com a insônia não há a diminuição da pressão arterial e isso faz com que o músculo cardíaco trabalhe enquanto deveria descansar.
Definição de sono
O sono é um estado fisiológico temporário, imediatamente reversível, pode ser reconhecido pela supressão da vigilância e a diminuição da velocidade do metabolismo (fonte Larousse® Médical).
Duração do sono
Uma noite regular de sono pode durar de 4 a 10 horas, podendo variar bastante de uma pessoa a outra. Para determinadas pessoas, uma curta noite de sono é o suficiente para estar em forma, sendo que para outros é necessário uma noite de sono de quase 10 horas.
Todavia, em média, as pessoas precisam de 7 a 8 horas de sono para sentirem-se descansadas.
A duração também pode variar bastante em função da idade, alguns estudos falam em uma duração de sono de cerca de 8 horas nas pessoas de 18 a 30 anos, de 7 horas, nas pessoas de 30 a 45 anos, e cerca de 6 horas após os 45 anos, mas todos os esses dados podem variar bastante de uma pessoa a outra. Recentes estudos mostraram que curtas noites de sono podem levar a um possível aumento de peso, uma diminuição da beleza da pele, insônias em idade avançada, e é claro, um mau humor (irritabilidade).
Ciclos do sono, tipos de sono
Existem dois diferentes tipos de sono: o sono lento (caracterizado por 4 fases) e o sono paradoxal (ou REM em inglês). Estes dois tipos de sono se sucedem cerca de 5 a 8 vezes por noite.
É