Insustentabilidade da expansão urbana
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL
GONÇALINA FARIAS DE SOUZA
insustentabilidade da expansão Urbana
Ji-Paraná
2012
Gonçalina Farias De Souza
insustentabilidade da expansão Urbana
Trabalho apresentado ao Curso Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Planejamento Agroflorestal e Meio Ambiente, Planejamento Urbano-ambiental, Saude e meio ambiente, estatistica e Indicadores Ambientais.
Prof. Willian, Thiago, Luciana, Kenia.
Ji-Paraná
2012
Introdução
A velocidade com que crescem as cidades, é um fator que preocupa não só os órgãos competentes, mas como ambientalistas que enxergam um futuro não sustentável, de acordo com o que se presencia atualmente. Ocupações irregulares em morros, encostas e favelas têm crescido gradativamente com o passar dos anos, os moradores desses locais não se conscientizam dos problemas ambientais que podem vir a ocorrer com essa expansão desenfreada.
O problema da expansão urbana vai muito além de construções em locais irregulares, engloba também problemas como impermeabilização do solo causando enchentes, mudanças nas paisagens naturais, excesso de carros circulando nas ruas causando poluição, excesso de consumo de alimentos e consequentemente de matérias primas.
Os órgãos fiscalizadores não dão conta de fiscalizar, por conta da chamada "sociedade informal", que cresce exponencialmente na ilegalidade, construindo suas casas em locais inapropriados sem consciência ambiental, e sem respeitar as legislações vigentes.
Diante dessas situações, tudo o que se vê nas grandes metrópoles, é um amontoado de arranha céus, e concreto por toda a parte, dezenas de favelas se desenvolvendo sem saneamento básico, esgotos à céu aberto.
Ao longo