Atividade II Unidade
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
PHILIPE DO PRADO SANTOS
ATIVIDADE AVALIATIVA - METRÓPOLE E EXPANSÃO URBANA: A PERSISTÊNCIA DE PROCESSOS "INSUSTENTÁVEIS"
Vitória da Conquista - BA
2015
PHILIPE DO PRADO SANTOS
ATIVIDADE AVALIATIVA - METRÓPOLE E EXPANSÃO URBANA: A PERSISTÊNCIA DE PROCESSOS "INSUSTENTÁVEIS"
Atividade avaliativa elaborada pelos alunos do quinto semestre vespertino do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAINOR - Faculdade Independente do Nordeste, Vitória da Conquista, como parte dos créditos para a disciplina Teoria do Espaço Urbano II, ministrada pela professora Ma Verônica Ferraz de Oliveira.
Vitória da Conquista - BA
2015
GROSTEIN, Marta Dora. Metrópole e Expansão Urbana: A Persistência de Processos "Insustentáveis". In: São Paulo em Perspectiva. São Paulo, v. 15, n. 1, p. 13-19, jan./mar. 2001.
1. LEVANTAMENTO DOS PROBLEMAS URBANOS
a) A ocupação irregular do solo está na origem dos principais problemas urbanos e pode afetar as proximidades destas áreas irregulares com a contaminação e o assoreamento dos recursos hídricos e a disseminação de doenças contagiosas, decorrentes de lixo e falta de saneamento básico.
b) O padrão de urbanização imprimiu às metrópoles duas fortes características associadas ao modo predominante de fazer "cidade": apresentam componentes de "insustentabilidade" associados aos processos de expansão da área urbana e de transformação e modernização dos espaços intraurbanos e proporcionam baixa qualidade de vida urbana a parcelas significativas da população.
c) Reconhecimento de uma cidade "formal" assumida pelo poder público, onde se concentram os investimentos urbanos de todo tipo e de outra construída à sua margem, que tem no conceito cidade “informal” a expressão mais abrangente para designá-la, pois associa o fenômeno da expansão urbana ilegal ao da exclusão social.
2. CAUSAS DOS PROBLEMAS URBANOS
a) O aumento populacional faz com que