Behaviorismo
Julgue em V(verdadeiro) ou F(falso)
( ) O comportamento operante ou instrumental opera no ambiente de modo a produzir conseqüências.
( ) O comportamento é influenciado tanto por pistas antecedentes que o precedem quanto pelos efeitos – ou conseqüências – que o seguem. Exemplo: pisar no acelerador leva a bons efeitos quando o sinal de trânsito está verde e tem péssimas conseqüências quando ele está vermelho.
( ) Os estímulos antecedentes não eliciam automaticamente resposta, eles apenas estabelecem a ocasião para o comportamento ocorrer. Exemplo: ter uma tela num cavalete não faz com que um artista crie um quadro.
( ) As conseqüências de um comportamento influenciam as freqüências futuras do comportamento e o poder das dicas antecedentes de servirem de ocasião para o comportamento ocorrer no futuro.
( ) Saber que o comportamento é controlado por suas conseqüências pode ser útil, pois pode ocorrer a manipulação das conseqüências para verificar os efeitos no comportamento e porque pode-se modificar as respostas das pessoas programando conseqüências especiais para seus comportamentos.
( ) Punidores que seguem um comportamento operante aumentam a probabilidade dele ocorrer no futuro.
( ) Reforçadores que seguem um comportamento operante diminuem a probabilidade dele ocorrer no futuro.
( ) As duas principais classes de comportamento produzidas por reforçamento negativo são fuga e esquiva.
( ) Comportamento de fuga são geralmente aprendidos antes do comportamento de esquiva.
( ) Aprendemos a não usar o aspirador velho quando ele não aspira a poeira do chão. Este é um procedimento de extinção a exemplo de deixar de introduzir moedas numa máquina de doces depois de perder várias moedas e não receber nenhum doce.
( ) A velocidade na qual a freqüência da resposta declina durante a extinção não depende da história passada de reforçamento do indivíduo.
( ) Extinção é um processo pelo qual um comportamento decai