Relatório física 2: carga elétrica
DANILO VEIGA DE AZEVEDO
Relatório Física 2: Carga Elétrica
UBERABA-MG
2013
Introdução:
A carga elétrica é considerada como sendo uma propriedade que se manifesta em algumas das chamadas partículas elementares; por exemplo, nos prótons e elétrons. Os prótons e elétrons são os portadores do que denominamos carga elétrica, mas esta propriedade não se manifesta exatamente da mesma forma nessas partículas; convencionou-se, então, a chamar a carga elétrica dos prótons de positiva (+) e a dos elétrons de negativa (-).
Processos de eletrização: Atrito: consistem em se atrair corpos inicialmente neutros; durante a fase do atrito ocorre a transferência de elétrons de um corpo para outro. O corpo que perde elétrons fica eletrizado positivamente e aquele que ganha elétrons, eletriza-se negativamente.
Indução: um corpo é eletrizado apenas pela aproximação de um outro corpo previamente eletrizado, todavia, para que esta eletrização se mantenha é necessário de utilizar de um simples artifício, sem o qual o corpo volta ao seu estado anterior.
Objetivo:
Compreender o conceito de carga elétrica pelo método de eletrização por atrito, verificando os tipos de cargas e as forças que atuam entre hastes e os materiais atritados.
Materiais utilizados:
- Suporte com haste
-Pedaços de tecidos de diferentes materiais.
- bastões de materiais
- Eletroscópio de folhas
Metodologia:
1- Prenda um dos bastões na haste, utilizando a linha, e atrite-o com um pedaço de tecido.
2- Atrite o outro bastão com pedaço de tecido e aproxime do bastão pendurado e observe o que acontece.
3- Repita o procedimento, modificando os materiais atritados (bastões e panos) e observando as diferenças.
4- Aproxime um bastão atritado, do eletroscópio e observe o que acontece.
Resultado e analise.
Resultado e Análise:
Ao atritar o bastão de PVC no papel toalha, o