Trabalho
(A questão da homofobia e diversidade sexual)
Introdução
O Brasil é um país de grande diversidade cultural, social, econômica. Isso devido à, principalmente, mistura de raças durante sua colonização. Brancos, negros, índios, mulatos trouxeram consigo sua cultura, que ao entrar em contato com outras, misturaram-se, incorporaram novos elementos e terminaram se diferenciando em novos costumes e hábitos. Essa dessemelhança é motivadora de casos de violência, como o bullying. Os negros são com frequência agredidos físico e psicologicamente por brancos. A pronúncia de palavras, o sotaque, as roupas, a condição econômica, a alimentação e até os lugares que frequenta ou deixa de frequentar como também a opção sexual são outras razões de agressões com o objetivo de inferiorizar outrem.
Homossexualidade é um tema bastante complexo a ser abordado quando relacionado à sexualidade. Numa sociedade em que não é apenas heterossexual, mas marcadamente heteronormativa, ou seja, a heterossexualidade é instituída como padrão, valores e norma, e, naturalmente apresenta-se como expressão identitária e sexual. Assim, para compreender as questões da homofobia faz-se necessária uma reflexão aprofundada nas várias dimensões da sexualidade humana.
Desenvolvimento
Como a sociedade brasileira vem reagindo a violência sobre a homofobia e diversidade sexual.
A homofobia é definida como o preconceito e a discriminação em relação às pessoas homossexuais. Tem como objetivo retratar as consequências psíquicas e comportamentais que o homofobismo causa.
Entre as formas mais discutidas estão a homofobia institucionalizada (por exemplo, patrocinada por religiões ou pelo Estado), a lesbofobia, a homofobia como uma intersecção entre homofobia e sexismo contra as lésbicas, e a homofobia internalizada, uma forma de homofobia entre as pessoas que experimentam atração pelo mesmo sexo, independentemente de se