RELAT RIO 1
Assunto: Gerador Eletrostático
Matéria: Física Experimental III
Professor: Artur w. Carbonari Grupo:
Aurilene Catarina
Matricula: 201301476161
Cleusa Manicardi
Matricula: 201303073633
David Camargo
Matricula: 201303044706
Kécia Kelly
Matricula: 201301282596
São Paulo, 12 de março de 2015.
Introdução Teórica O presente relatório tem como principal objetivo efetuar uma análise descritiva baseada na prática sobre os princípios fundamentais da eletrostática, a qual vem sendo abordada em sala. O experimento direcionou-se à análise e observação de tais fenômenos, especificamente para a distribuição de cargas elétricas nos corpos.
O princípio de funcionamento da eletrostática é uma parte da física responsável por efetuar o estudo, definição e análise dos elétrons, prótons e nêutrons em seu estado de repouso, dando especial ênfase aos elétrons e sua carga elétrica. Elétron – partícula de carga elétrica negativa (-), que se dispõe em orbita ao redor do núcleo, na eletrosfera o que gera o denominado campo eletrônico. Próton – partícula de carga elétrica positiva (+) situada no núcleo do átomo, junto aos nêutrons. Nêutron – partícula de carga elétrica neutra encontra-se no núcleo junto com os prótons.
Este relatório baseia-se na prática de laboratório realizada em grupo. E tem como metodologia a revisão bibliográfica, a qual foi responsável por fundamentar toda a teoria necessária para compreender e analisar tais fenômenos físicos.
Serão discutidos os sinais das cargas através de processos de eletrização, utilizando o gerador de Van Der Graff, sendo possível determinar um potencial elétrico de elevada voltagem.
O fato da carga elétrica se transferir totalmente de um corpo para outro quando há contato interno, constitui o princípio básico do gerador de Van Der Graff, onde no equilíbrio de um pequeno condutor com carga positiva