Insuficiência Renal Aguda e Crônica
A insuficiência renal aguda é uma síndrome caracterizada pelo início súbito com queda abrupta da filtração nos rins, acúmulo de toxina urêmicas e desregulação de fluídos, eletrólitos do balanço ácido-básico. É potencialmente reversível se for diagnosticada rapidamente e tratada agressivamente. O tratamento visa a correção/eliminação da causa e correção das manifestações relacionadas as alterações homeostáticas secundárias a falha renal.
A causa mais comum da insuficiência renal crônica é o processo normal de envelhecimento, que provoca a perda gradual das funções renais. Como a doença é progressiva e irreversível, o prognóstico para os cães afetados é ruim. A meta primordial do tratamento é aliviar os sintomas que comprometem a qualidade de vida do cão. Dependendo de quão rápido seja o progresso da doença, os cães afetados podem sobreviver de semanas até anos. Outras causas comuns são a doença periodontal negligenciada, uso abusivo de antiinflamatórios por longo tempo, hipertensão, doenças cardíacas, hematozoários, endocrinopatias.
Desenvolvimento:
1. Insuficiência renal aguda:
A insuficiência renal aguda é iniciada por isquemia, nefrotoxinas ou doença renal intrínseca, a insuficiência excretora renal é perpetuada por muitos fatores incluindo área de superfície glomerular e permeabilidade diminuída, fluxo renal baixo, obstrução intratubular por fragmentos tubulares, edema intersticial e tubular, e refluxo do filtrado através do epitélio tubular lesado; a resolução ocorre por reparo e regeneração renal.
Os sistemas acometidos são renal, gastrointestinal, nervoso, respiratório, músculo esquelético, hemático/linfático/imune. A prevalência é substancialmente mais baixa que a IRC, pode aumentar no outono e no inverno devido a maior exposição dos animais a anti-congelantes contendo etileno glicol. As espécies acometidas são cães e gatos que normalmente são animais mais velhos.
Os sinais clínicos observados são: condição