Insuficiência Cardíaca
Etiologia
Quando o coração perde a capacidade de fornecer ao organismo a quantidade de sangue necessária; ou seja mal funcionamento do coração, ele não consegue bombear o sangue em direção aos tecidos e suprir a necessidade de oxigênio e nutrientes do organismo.
Patogenia
A insuficiência do coração leva a uma congestão de sangue no interior das veias que chegam ao coração.O acumulo de sangue nas veias, associado à retenção de líquidos pelos rins,levam ao inchaço dos tecidos do corpo.Inicialmente esse inchaço afetas as pernas, mas pode subir e também atingir os pulmões causando dificuldades respiratórias e em outros órgãos( barriga d’água, dores abdominais, pouca urina e etc). Cansaço gera falta de ar, a fraqueza muscular, à diminuição da atividade física e conseqüente invalidez.
Exames
Exames clínicos- o médico verifica o coração, pulmões, abdômen, e pernas. Para constatar se os sinais da insuficiência cardíaca estão presentes no paciente.
Exames laboratoriais- Ecocardiograma, Eletrocardiograma, raio-x de tórax, teste ergométrico, cateterismo cardíaco.
Prognóstico
Pacientes com insuficiência cardíaca congestiva (ICC) apresentam, além de má qualidade de vida, um prognóstico ruim. Mesmo quando ainda não ocorreu a manifestação dos sintomas, mas a disfunção ventricular é acentuada, a sobrevida média é de 80% em 2 anos1 e de 50% em 5 anos2 . Quando a doença se manifesta, com sintomas de dispnéia, fadiga e edema, a expectativa de vida piora e a sobrevida média é de 30% em 5 anos e naqueles que atingem classe funcional III ou IV, a mortalidade em 1 ano é de 50% em 2 anos de 75%3.
Terapêutica
Medidas terapêuticas não-farmacológicas têm sido cada vez mais utilizadas na tentativa de minimizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. No controle de sintomas agudos é prescrito repouso e elevação das pernas para não provocar acumulo de líquido nos pés e tornozelos.
Diuréticos são administrados para