Instruções para o preenchimento de bens imóveis e materiais em arqueologia
DE CLASSIFICAÇÃO DE BENS IMÓVEIS
∗ Campos de preenchimento obrigatório
1. IDENTIFICAÇÃO∗
1.1. Tipo de património
Património Arquitectónico – Edifícios, estruturas ou equipamentos com função habitacional, educativa, cultural, científica, recreativa, turística, financeira, comercial, agrícola, industrial, assistencial, hospitalar, comemorativa, judicial, política, administrativa ou com finalidade bélica, defensiva ou ofensiva ou ainda construídos para a prática cultual nas suas vertentes devocional, ritualista, residencial, educativa, assistencial, celebrativa, funerária; conjunto de estruturas subsidiárias do edifício ou edifícios principais.
Património Arqueológico – Sítios/locais onde podem ser observadas evidências da ocupação humana no passado.
Património Misto – Estruturas, edifícios, núcleos ou conjuntos edificados onde sejam identificáveis duas ou mais categorias arquitectónicas.
1.2. Designação/Nome
O imóvel deve ser apresentado com a sua designação própria, ou mais habitual. No caso de se tratar de património arqueológico, deverá ser indicada a designação constante da Base de Dados Endovélico.
1.3. Outras designações
Caso o imóvel possua mais do que uma designação, estas devem ser indicadas, de forma a permitir a sua identificação e uma busca ou consulta mais rápida. Exemplo: Palácio
Bramão ou Palácio Ceia ou Palácio Rebelo de Andrade.
1.4. Local/Endereço
Caso não se conheça a localização exacta, deverão ser mencionados todos os tipos de dados que contribuam para o rigor da localização do imóvel, como vias de comunicação que lhe dão acesso, ou que se encontram mais próximas.
1.5. Código Nacional de Sítio (CNS)
No caso de se tratar de património arqueológico referenciado na Base de Dados Endovélico, indicar o respectivo CNS.
2. CARACTERIZAÇÃO
2.1. Função original
Deverá ser referida a função (habitacional, comercial, industrial, etc.) para a qual o