Instruções para LMC
1. A medição dos tanques deve ser feita sempre ANTES da abertura do posto, para lançamento no LMC, com registro de perdas ou ganhos. Informar o valor do fechamento.
2. Conferência diária dos encerrantes das bombas de fornecimento e confronto com os registros dos encerrantes impressos nos cupons fiscais e os lançados no LMC.
3. O lançamento das notas deve ser feito rigorosamente na data em que o combustível entrou no tanque. Caso haja algum problema, deve-se excluir a nota e lança-la novamente. Este lançamento deve ser feito sempre ANTES de gerar o LMC.
4. Todos os combustíveis em um livro somente. A encadernação deve ser mensal – mínimo de 100 folhas, máx 500 – até o dia 10 do mês seguinte. Os livros devem ser encadernados em capa dura, costurados e com o numero de ordem seqüencial. Deve-se informar o NIRE1 do contador com a data de constituição.
5. A escrituração deve ser diária.
6. O resultado não pode ser negativo, NUNCA.
7. Qualquer alteração de estoque para o LMC deve ser feita diretamente no próprio LMC.
8. O período do LMC deve ser do 1º ao último dia do mês, com Termo de Abertura no dia 1º e Termo de Encerramento no último dia do mês.
9. O fiscal poderá solicitar a impressão de uma folha de LMC a qualquer momento e comparar com a leitura dos tanques no mesmo momento, por este motivo o LMC deve ser o mais próximo do real possível.
10. Autenticação dos livros LMC: Após encerrado o exercício – até 30/04 do ano seguinte, na junta comercial.
Seguindo estas instruções, o LMC estará sempre atualizado e o posto não estará sujeito a multas ou penalidades.