instrutor
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
AUDITORIA I
Fraude Banco Pan Americano
PROFESSOR
FELIPE PEREIRA
ALUNOS
GEANE RODRIGUES
JONE ROCHA
JOSÉ CÉSAR
MARCELO BARBOSA
MILENA MATIAS
PEDRO EUGENIO
SUSYELEN MAIA
INTRODUÇÃO
As investigações do Banco Central sobre o rombo bilionário do Panamericano apontaram falhas no trabalho da Deloitte, empresa que auditava o banco. Documentos do Banco Central aos quais a publicação teve acesso apontam que a Deloitte não teria adotado "procedimentos adequados e suficientes de auditoria que permitissem detectar grave irregularidade contábil praticada de forma sistemática e contínua"
Embasados em pesquisas bibliográficas acerca dos fatos ocorridos noticiados nas reportagens da revista Veja, Jornal Folha de São Paulo, O Estadão, em artigos acadêmicos e nas normas internacionais de Contabilidade, objetivamos identificar os pontos relevantes do caso com o objetivo de associa-lo a disciplina de Auditoria I.
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
CONCEITO DE AVALIAÇÃO CONTÁBIL
Segundo a NPA-14 emitido pela IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil fala dos LAUDOS DE AVALIAÇÃO EMITIDOS POR AUDITOR INDEPENDENTE A avaliação contábil consiste na determinação do valor de componentes específicos ou de todos os componentes do balanço patrimonial de uma entidade em determinada data. Assim, para fins desta NPA, o laudo de avaliação poderá compreender:
(a) Patrimônio líquido contábil (ou, ainda, o acervo líquido contábil formado por todos os componentes do balanço patrimonial);
(b) Acervo líquido contábil formado por determinados ativos e passivos especificamente selecionados pela administração da entidade solicitante do laudo de avaliação.
SITUAÇÕES EM QUE SÃO APLICAVEIS AVALIAÇÕES CONTÁBEIS
As avaliações contábeis, com a conseqüente emissão de laudos de avaliação, são geralmente requeridas em situações previstas na legislação societária ou em normas