Instrumentos ópticos e óptica da visão
FÍSICA INSTRUMENTOS ÓPTICOS E ÓPTICA DA VISÃO
Professor: Waldir Montenegro
Aluno: Eduardo Henrique Tag
Turma: 2º ano B
INSTRUMENTOS ÓPTICOS
Os instrumentos ópticos, lupas, câmaras fotográficas, projetores, telescópios, e microscópios, são usualmente feitos com lentes, isto é, com peças de materiais refringentes, que convergem ou divergem a luz, de acordo com o nosso objetivo. Existe toda uma indústria dedicada a projetar e produzir tais instrumentos ou seus componentes. Todos estes instrumentos são compreendidos e projetados em termos da lei de Snell.
LUPA
A lupa é o instrumento óptico de ampliação mais simples que existe. Sua principal finalidade é a obtenção de imagens ampliadas, de tal maneira que seus menores detalhes possam ser observados com perfeição. A lupa, também é chamada de microscópio simples e consiste em uma lente convergente, logo, cria imagens virtuais. Em linhas gerais, qualquer lente de aumento pode ser considerada como uma lupa. Há tipos que constam de um suporte contendo a lente, uma armação articulada, onde é colocada a lâmina que contém o objeto a ser observado e um espelho convergente (o condensador) para concentrar os raios luminosos sobre o objeto. Este deve ser colocado a uma distância da lente, menor que a distância focal da mesma. Há uma condição para que a imagem formada seja nítida. De acordo com o foco objeto da lente usada como lupa, temos uma distância mínima de visão nítida. Se a lente for colocada próxima a um objeto numa distância menor que a sua distância mínima de visão nítida, a imagem não será visível.
LUNETA ASTRONÔMICA
As lunetas astronômicas são instrumentos ópticos de aproximação, são usadas na observação de objetos muitos distante. As lunetas astronômicas são instrumentos formados por dois sistemas ópticos distintos: uma lente objetiva de grande distância focal que proporciona uma imagem real e